Os CALCÁRIOS, a CAL e os DOLOMITES são minerais utilizados como Corretivos Agrícolas, a adição de Nutrientes e Corrigir a Acidez dos solos são as suas principais Ações.
A riqueza em CALCIO e MAGNÉSIO favorecem o crescimento das plantas e aumenta o rendimento das culturas.
A aplicação destes minerais denomina-se CALAGEM, a mesma poderá ser efetuada antes das culturas, ou seja, na preparação dos solos antes cultivar, ou logo após as colheitas! Estes minerais podem ser encontrados sob a forma natural, sem transformação química, “em cru”, denominado Carbonato de Cálcio e o Carbonato de Magnésio e após transformação química, “calcinados”, denominados Cal Calcítica e Cal Dolomítica. A sua aplicação requer análises aos solos, no sentido obter corretamente as quantidades de cal a aplicar.
A Cal está também presente e assume um papel de elevada importância na criação animal, tanto em Estábulos como em pastagem, nomeadamente no que diz respeito à higienização dos espaços, à eliminação de bactérias, vírus, parasitas e favorecimento nutritivo das pastagens. A CAL é o produto que poderá favorecer todos os aspetos mencionados, com a mais-valia de serem consideradas ações de cariz Natural e Ecológica.
A CAL é um produto que também se aplica, em produções frutícolas, particularmente como componente de algumas composições, como por exemplo na CALDA BORDALESA, composições estas que são aplicadas usualmente em estado líquido que permite a pulverização das árvores e dos frutos. Alguns dos exemplos mais comuns são a Azeitona e os Citrinos, reduzindo a acidez, tornando-os mais doces e saborosos.
Em alguns casos, as leitadas de cal podem ser aplicadas nas Árvores, em Plantas, em Frutos e mesmo nos Solos, permitindo uma barreira protetora contra pragas, doenças e danos nos elementos. Assim, esta adiciona nutrientes “CALCIO e MAGNÉSIO”, favorecendo e promovendo um crescimento saudável. É biodegradável, regenera os solos e ao mesmo tempo é um excelente bactericida, totalmente Natural e Ecológico.